sábado, 26 de março de 2016

Ilustração Científica

A ilustração científica através de desenhos e ilustrações representa um ramo da biologia que explora, de forma minuciosa, os ambientes naturais e os espécimes da flora e da fauna. A sua característica principal é a fidelidade e exatidão dos traços em suas cores, formas e textura, o que garante o reconhecimento e identificação a serviço das ciências.

As ilustrações são muito utilizadas, normalmente, em teses e artigos voltados para a área ambiental. Podem ser muito comuns em livros guias ou didáticos de espécies, tanto na botânica quanto na fauna, onde o autor opta pela ilustração ao invés de utilizar fotos.


                                         
                                            Ilustração: Fernando Capela
                                            papa-taoca-do-sul (Pyriglena leucoptera)
                                            Técnica: Lápis de cor aquarelável

Existem várias técnicas e materiais a serem utilizados os quais necessitam de um rigor técnico, detalhamento profundo e conhecimento científico do objeto a ser desenhado. Geralmente esses ilustradores são biólogos, artistas plásticos ou grandes apreciadores da natureza, o que facilita o conhecimento das estruturas do objeto, de cada parte do corpo animal ou vegetal. Para essas pessoas, capacitadas para tal tipo de ilustração e/ou desenho, sua forma de observação é diferenciada.

É uma atividade carregada de emoção e sensibilidade, já que esses aspectos são visivelmente observados nas obras. Além disso, ganha muitas vezes um caráter artístico e estético, sem interferir, é claro, no seu fundamento científico.



                             
                                 Ilustração Fernando Capela, reprodução foto de Edson Endrigo.
                                 suruacuá-de-barriga-amarela (Trogon rufus)
                                 Técnica: lápis de cor aquarelável e giz pastel seco

A ilustração científica foi muito difundida aqui no Brasil por naturalistas europeus nos séculos XVII, XVIII e XIV. Para retratar seus trabalhos e compilar informações esses utilizaram de várias técnicas de ilustração, das mais diversas pinturas, feitas principalmente a óleo. Muitas dessas obras podem ser registradas no instituto Itaú Cultural localizado na Avenida Paulista, São Paulo - SP.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelas ilustrações.
    Gostei muito. Recomendo habilitar a opção de seguir no seu blog para que fique mais fácil para as pessoas que se interessaram como eu acompanharem suas atualizações. Novamente parabéns. Se um dia conseguir fazer uma ilustração 10% da qualidade da sua já ficarei feliz.


    Rosane de Oliveira Brito
    http://roosanee2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rosane! Eu sempre estou treinando com ilustrações, tenho muito que aprender ainda. Vc é ilustradora? Se o for, digo a vc que é treino e dedicação, como a cada desenho a sua técnica aprimora. E atendendo a sua orientação coloquei uma opção de seguidores, muito obrigado!

      Excluir