segunda-feira, 10 de maio de 2021

 Seja um Pássaro

 

Se tem algo que me deixa possesso é ver um passarinho na gaiola. É certo que sou suspeito para afirmar isso por ser um ornitólogo, desde criança. No entanto, muitas pessoas compartilham deste sentimento. Imaginem um animal projetado para voar! Todo um aparato anatômico e morfológico para tal e alguém mal-intencionado coloca o bicho preso! Se for para cantar, canta de tristeza!

Talvez deveríamos nos perguntar se estamos também presos numa gaiola. O fato é que, assim como as aves também nascemos para voar. Como assim?

Vivemos num mundo onde a condição de sobrevivência depende muito da meritocracia e da competição incessante. Fomos educados a sermos competitivos e trabalharmos que nem um louco parar atingirmos o tal "sonho americano."  O que é um absurdo pensar já que possuímos, cada um, uma essência divina particular para contribuir com o mundo e retornar para o universo o que ele nos deu de melhor. Somos formais demais! Parecemos robôs numa linha de produção. Escravos de um sistema que nos deixam doentes, pois abdicamos de ser o que realmente somos!

Quem é você? 

A pandemia está nos deixando malucos por conta do confinamento. As redes sociais não suprem a necessidade das relações interpessoais. Nos foi imposto uma condição de eremita sem ao menos darmos conta do que vem a ser este arquétipo. O eremita nos faz repensar e refletir. Olhar para dentro e nos conhecermos. Será que tem gente que está aproveitando desta oportunidade? Somos uma espécie que caminha do homem animal para o homem espiritual. Herdamos instintos e um pacote de características daquele ser humano das cavernas que lutava para sobreviver. A emoção em detrimento a razão ditava as regras. Chamamos estas características de defeitos e não transformamos estes em virtudes pelo simples fato de sermos egocêntricos e escravos deste mundo que nos tornam mais próximos do homem das cavernas. Platão foi sábio à 600 a.c. em um dos seus capítulos da "A República" no "Mito da Caverna."

Devemos nos conhecer. Reconhecer e transformar tais defeitos em virtudes. Assim seguimos rumo ao ser espiritual. Isto é evolução e ferramenta para solucionarmos vários problemas do nosso cotidiano. Como resolvê-los se nem ao menos nos conhecemos? Liberte-se, "seja um pássaro!" Saia desta gaiola! Voe para a vida, para a liberdade de ser o que realmente você é de verdade! A felicidade mora nestas pequenas atitudes. Embora seja algo muito difícil. A reforma íntima é uma dádiva, a escolha e o sofrimento são opcionais.


canário-da-terra (Sicalis flaveola)





Nenhum comentário:

Postar um comentário